Contempla as seguintes propostas:
Equipe de núcleo
Daniela Pupo Bianchi – CRP: 06/80930
Leila Lotufo – CRP: 06/12913
Leita Terra Amorim – CRP: 06/72262
Myrian Bove Fernandes – CRP: 06/878
Patricia Barrachina Camps – CRP: 06/63876
Sandra Cardoso Zinker – CRP: 06/205892
Angelica Pretto Mallmann – CRP: 06/137941
Carolina Franzoi Neves – CRP: 06/86911
Natasha Faro de Melo – CRP: 06/117267
A Clínica Solidária é um projeto do IGSP que tem por objetivo fazer com que pessoas que necessitem de psicoterapia tenham acesso ao serviço dentro de suas possibilidades financeiras. É uma proposta que tem um claro cunho social, concordante com as propostas e a ideologia que o IGSP defende.
Para você se candidatar a ser cliente da Clínica Solidária, deverá passar pelo nosso Serviço de Plantão Psicológico, ocasião em que será levantada a sua demanda e discutido o valor possível a ser dispendido com um processo psicoterapêutico.
Os profissionais que atendem pela Clínica Solidária são profissionais com os quais mantemos contato e que se dispõem a atender por preços mais acessíveis daquele que aquele praticado usualmente. Toda a negociação entre cliente e terapeuta é de responsabilidade destes. O IGSP se dispõe apenas a colocar as partes em contato.
A Clínica Crescer destina-se a oferecer atendimento psicológico a crianças e adolescentes. Profissionais especializados disponibilizam os seguintes serviços:
Equipe da Clínica Crescer:
Através de nossa Clínica Escola temos a possibilidade de proporcionar atendimento gratuito a quem necessite. Será feita com os interessados uma triagem para avaliação tanto do caso (em termos psicológicos) quanto da efetiva necessidade do atendimento gratuito.
O atendimento gratuito oferecido é feito por profissionais já formados, que são nossos alunos em cursos de especialização e/ou aprimoramento, com horas de estágio em atendimento a cumprir. São supervisionados em seus atendimentos pelos profissionais que compõe o corpo docente do IGSP.
Muitos de nossos alunos vêm de outras cidades e mesmo de outros estados, e podem cumprir sua carga de estágio em suas cidades de origem; assim, a proposta de nossa Clínica Escola não se restringe à cidade de São Paulo.
Vale lembrar que o nosso número de alunos não dá conta de atender a procura que temos por atendimento gratuito de imediato, de modo que é possível que se tenha que aguardar a vez em um fila de espera.
O Núcleo da Psicoterapia Breve do IGSP, criado em 2014, destina-se a pesquisas e estudos que desenvolvam o conhecimento sobre e incrementem a prática da Gestalt-terapia de Curta Duração.
Como parte dos trabalhos do Núcleo de Psicoterapia Breve do IGSP destacam-se os atendimentos realizados pelos profissionais do grupo. Esses atendimentos destinam-se especialmente à população que não possa pagar os valores comumente cobrados pelos psicoterapeutas. Após a acolhida no plantão psicológico, quando for o caso, a pessoa é encaminhada ao núcleo para um atendimento breve (aproximadamente 6 meses) a cargo de um dos terapeutas participantes.
Equipe do Núcleo de Terapia Breve
O Plantão de Supervisão é concebido como um espaço para discussão e supervisão de atendimentos, sem um compromisso de continuidade. O psicoterapeuta que esteja passando por uma situação que sinta como emergencial poderá nos procurar. Entendemos supervisão como uma atividade que visa aumentar as visões possíveis sobre determinado caso, bem como para discutir alternativas para o atendimento, questões técnicas e éticas.
O Plantão Psicológico é concebido como um espaço no qual a pessoa chega ao IGSP e é atendida. A idéia central desta modalidade de atendimento é oferecer a essas pessoas a possibilidade de acolhimento e de serem ouvidas. A partir desta escuta, questões emergentes poderão ser trabalhadas. Não há restrição de temas. O cliente poderá nos procurar quantas vezes quiser, não implicando isto, o fato de ser atendido sempre pelo mesmo terapeuta-plantonista.
Como nesta proposta não há o intuito de proporcionar um processo psicoterapêutico, se considerado adequado, o cliente será encaminhado para um de nossos núcleos de pesquisa ou para profissional psicoterapeuta do nosso cadastro para um processo terapêutico.
Os terapeutas plantonistas são profissionais que fizeram curso de Plantão Psicológico com o Prof. Dr. Luiz Lilienthal, o supervisor deste serviço.