MINICURSO ONLINE
O curso visa oferecer aos participantes uma visão dos chamados Transtornos de Personalidade pela psiquiatria, sob a ótica da Gestalt-terapia, com foco mais específico no comportamento Borderline. Utilizando a perspectiva do sistema self de contato, através da leitura do fluxo figura fundo e suas formas interruptivas, buscamos a compreensão dos processos relacionais que promovem no campo defesas que impedem os ajustamentos de se reinventarem criativamente e o lugar que ocupa o Gestalt-terapeuta no trabalho clínico.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Gênese dos distúrbios de interrupção do self
A importância da opressão nas relações de campo no universo infantil que são geradoras das perturbações de contato.
A cristalização e a desorganização do sistema self no adulto – neurose e psicose.
Os sofrimentos emocionais agravados como caminho do meio entre a neurose e a psicose, gerador da fixidez do fluxo figura fundo no campo.
O comportamento Borderline e seus desdobramentos no campo.
O lugar do terapeuta na prática clínica e as possibilidades e limites de intervenções nesta forma mais agravada de sofrimento emocionai.