Objetivo: Este curso tem como objetivo ampliar as reflexões sobre o luto perinatal com embasamento na Gestalt-terapia e na Teoria do Apego. Com esse fundo teórico, o curso pretende contribuir para a construção do raciocínio clínico para que seja possível auxiliar mães, pais e familiares neste período tão difícil que é a perda de um filho. Além disso, com tal reflexão, também será possível contribuir para a humanização do luto perinatal, buscando prevenir adoecimento psíquicos dos enlutados.
Justificativa:
Esse curso pretende oferecer uma contribuição a Profissionais e Acadêmicos da área da Saúde e Profissionais interessados na temática ao ampliar a compreensão do luto perinatal, seu processo de travessia e a construção de significados diante de uma morte tão precoce.
A morte de um filho é uma gravidez às avessas. Volta pra dentro da gente
para uma gestação eterna… A morte de um filho é essa gravidez ao contrário, mas com o tempo, vai desinchando até se transformar numa semente de amor e que nunca mais sairá de dentro de ti. (Partida – Bruno Gouvea – Biquini Cavadão)
Para abordarmos essa temática, é importante nos debruçarmos nos tipos de lutos que permeiam o luto perinatal, bem como a construção do vínculo estabelecido com o bebê que se perdeu.
Para trabalhar com essa temática, é importante levar em conta que perder um filho tão precocemente pode dificultar a construção de memórias com ele e isso, pode ser um fator de risco para o atravessamento do luto perinatal.
Assim, este curso visa aprimorar os conhecimentos e ser um caminho para instrumentalizar profissionais da psicologia a lidarem com um tema tão difícil e traçar a construção de um caminho de prevenção a adoecimentos psíquicos de enlutados que precisam lidar com a morte em um lugar onde era esperado vida.
Conteúdo:
Formato: Online, com exposição dialogada, discussão de casos clínicos e discussões em grupos.