Minicurso Online
O presente curso pretende explorar as bases para a constituição de um desenvolvimento saudável, a partir de uma perspectiva relacional.
Teceremos um diálogo entre os conceitos de Gestalt-terapia e Teoria do Apego, compreendendo como os vínculos iniciais da criança com seus cuidadores principais pode perpassar as relações posteriores durante todo ciclo de vida.
A criança ao nascer e em seus primeiros meses de vida, vive uma experiência relacional constitutiva, em que não apenas busca satisfação de suas necessidades básicas, como também suas necessidades afetivas e de proteção. Crianças bem vinculadas com seus cuidadores, crescem com mais esperança no mundo, na disponibilidade do humano para se amparar em momentos de crise e angústia.
Durante o percurso biográfico, existe uma tendência a manutenção destas matrizes vinculares, pois crenças e aprendizados vividos tendem a se repetir em vivências, porém sempre é possível ampliar nossos modos de ser para caminhar na direção de relações mais seguras. O ser humano oscila então, ao longo da vida, entre a tendência de manutenção e a possibilidade de mudança.