Notícias

Se você já é aluno
 ou quer se cadastrar, entre com seu e-mail ao lado.

E-book: Formas e Contato: o uso da caixa de areia no atendimento clínico em Gestalt-terapia

publicado em 27.10.2021 por anapaula

E-book_Formas e Contato_Caixa de Areia em Gestalt-Terapia

 

Caros Leitores,
É com muita alegria que entrego a vocês, esse trabalho executado a tantas mãos, permeado de muito carinho e encantamento.
Este livro é resultado de um longo caminho e do encontro amoroso de várias pessoas que, como eu, apaixonaram-se pelo instrumento da Caixa de Areia.
A história dessa obra começou quando, durante minha graduação em Psicologia, assisti a uma palestra sobre Sandplay.
Naquele momento fiquei absolutamente encantada com as imagens trazidas pela palestrante, que infelizmente não me recordo o nome. Naquele dia, prometi a mim mesma que estudaria o recurso mágico e maravilhoso, cheio de imagens e formas.
Anos se passaram e através de um querido professor Alberto Lima, conheci a psicóloga Neusa Sauaia. Neusa, além de uma pessoa incrível, ofertava cursos e grupos de estudos sobre Sandplay. Ingressei naquele caminho e permaneci em um lindo e enriquecedor grupo durante anos. Estudei Sandplay à moda junguiana com pessoas incríveis. Fazíamos estudo de livros, supervisão, cenários na areia, troca  de miniaturas, tudo com muita amizade e afeto.    Foi um    período de grande profundidade.
Mas minha abordagem do coração é a Gestalt-terapia, apesar  de amar o universo junguiano. Começou, então, a surgir em mim uma inquietação e desejo de criar um diálogo entre o uso da Caixa de Areia e o universo gestáltico. Comecei a estudar e criar pontes de comunicação. A Gestalt-terapia tinha manejos estéticos, convite a formas e figuras; sentia uma profunda conexão com aquele recurso.
Ofereci ao Instituto Gestalt de São Paulo, uma casa muito acolhedora e de pessoas ousadas e abertas a novos e bons trabalhos, uma palestra sobre o “Uso da Caixa de Areia como recurso expressivo na clínica gestáltica”. Eis que a casa da Gestalt em São Paulo aceitou dar morada a esse trabalho. Dessa palestra, surgiu um minicurso que tem sido ofertado há alguns anos. Para compor a equipe, convidei duas alunas e grandes amigas que passaram a
me ajudar no desenvolvimento desse projeto. Erika Kemmelmeier e Patrícia Camps aceitaram a empreitada e se juntaram nessa loucura mágica de ensinar e produzir conhecimento em Caixa de Areia e Gestalt-terapia.
O trabalho continuou crescendo e a pedido de outra profissional apaixonada por Caixa de Areia – Priscila Almeida, surgiu nosso grupo de estudo para aprofundamento e supervisões na técnica, sempre permeado do olhar gestáltico. Várias alunas do nosso minicurso se juntaram a esse grupo.
Eis que esse livro nasceu desses encontros. Nasceu na verdade como um ensaio, muito inicial e despretensioso, dos estudos desse grupo que encantado por tantas possibilidades e resultados terapêuticos da técnica, hoje ousa teorizar e dialogar sobre o uso da Caixa de Areia na Gestalt-terapia.
Espero aos leitores que, como nós, sejam seduzidos por essa técnica. E já aviso: se a mágica acontecer, será um caminho sem volta! Mas garanto que será recheado de muito encantamento e transformação.

Clique no link abaixo e boa leitura
Com afeto,
Dany Pupo

https://gestaltsp.com.br/wp-content/uploads/2021/10/E-book_Formas-e-Contato_Caixa-de-Areia-em-Gestalt-Terapia.pdf

 

 

 

Desde 2001 desenvolvendo o saber em Gestalt-Terapia